Coordenadores do curso:
Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio
Professora Convidada da Pós-Graduação e Pesquisadora Colaboradora do DMPS/FCM/UNICAMP, Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis
Prof. Dr Carlos Correa
Professor do DMPS/FCM/UNICAMP
Instituição executora: Departamento de Medicina Social e Preventiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
Instituição Parceira: Ministério da Saúde

Objetivo Geral:
Capacitar gestores dos municípios da Rede de Município Potencialmente Saudáveis, profissionais de diversas áreas, professores e alunos de pós-graduação da UNICAMP, a conhecer e revisitar as teorias, metodologias e práticas em promoção da saúde possibilitando e valorizando um agir diferenciado principalmente no planejamento para a produção de saúde.�
Ementa: O processo da saúde. Políticas públicas saudáveis. Estudo e reflexões dos marcos conceituais e as práticas da promoção da saúde. Estudo das interações da área da saúde com outros setores para a produção da saúde e a construção de políticas públicas – interdisciplinaridade e intersetorialidade. Estudos teóricos básicos de Rede. Identificação das relações para formação de Redes técnico-sociais. Planejamento em promoção da saúde a partir do território, das pessoas e dos gestores. Elaboração de projetos de promoção da saúde que possibilitem a integração das micros políticas. Monitoramento e avaliação de projetos de promoção da saúde.

Professores convidados e a serem confirmados:
Prof. Dr. Carlos Correa (DMPS/FCM/Unicamp), Profa Dra Ana Maria Girotti Sperandio (Convidada do DMPS/FCM/Unicamp), Prof. Dr. Nelson Filice de Barros (DMPS/FCM/Unicamp), Prof. Dr. Gastão W. Campos (DMPS/FCM/UNICAMP), Prof Dr. Celso Stephan, Prof. Dr. Lauro Filho (FEC e Arquitetura e Urbanismo/Unicamp), Profa. Cristiane Spadacio (DMPS/FCM/Unicamp), Profa. Dra. Simone Tetu Moisés (PUC/Curitiba), Profa. Dr. RoniceSá (UFPE), Profa Dra. Dais Rocha (UFG), Profa. Adriana Castro (MS), Dr. Trevor Hancock (Consultor de Saúde Pública do Ministério da Saúde – Canadá), Prof Dr Antonio Ivo, Prof Dr Fernando Cavalcante, Profa Dra Regina Boldstein e outros a confirmar.

Metodologia:
O curso será dividido em módulos e dentro desses em Tópicos:
1- Módulo I – Processo de aquisição de saúde, determinantes sociais de saúde, territórios e políticas públicas.
2- Módulo II – Promoção de saúde, Município Saudável e desenvolvimento de Redes. A história da promoção da saúde contada pelos livros científicos e pelas pessoas.
3- Módulo III – Planejamento em Promoção de saúde e novas/antigas tecnologias de implantação de projetos nessa perspectivas.
Contribuições das Ciências Sociais para o Cuidado integral em Atenção Básica/Saúde da Família.
Introdução ao Geoprocessamento em saúde
4- Módulo IV – Construção do Projeto de Promoção da Saúde para o seu Território escolhido
5- Módulo V – Métodos de monitoramento e avaliação

Recursos a serem utilizados:
– aulas expositivas;
– seminários;
– vídeo conferência;
– filmes;
– discussão em grupo;
– visita em um Município da RMPS que desenvolve projetos de promoção da saúde;
– Rodas de Conversas para discutir casos de promoção da saúde;
– jogos;
– relatos de experiências.
* O curso acontecerá semipresencial sendo a primeira aula a ser considerada, a partir da presença, será a “Conferência de Políticas Públicas Saudáveis e os Processos de Monitoramento e Avaliação”.
Avaliação:
freqüência, assiduidade;
apresentação das tarefas solicitadas;
apresentação do trabalho de conclusão do curso: projeto ou trabalho científico.

Informações Gerais
Público alvo: Graduados em diferentes áreas, Gestores Municipais, alunos de pós-graduação e professores da UNICAMP do DMPS.
Vagas: 100
Formação: Extensão
A distância cerca de 70% do curso e presencial 30%.
Carga horária: 100 horas
Vigência: 26 de junho a 15 de fevereiro de 2010 (a carga horária será distribuída)
Certificação: Escola de Extensão da Unicamp
Critérios de admissão:
– o canditado deverá ter curso superior;
– entrevista.


LISTA DE INTERESSADOS
para o curso
Clique aqui