tabagismo-026
tabagismo-033

Hortolândia adere à Lei contra tabagismo

Evento comemora lançamento da proibição estadual que entra em vigor dia 7 de agosto

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza cerimônia de lançamento da Lei Estadual nº 13.541, que regulamenta Ambientes Livres de Tabaco (ALT´s), quarta-feira (05/08), às 9h, no estacionamento do Hipermercado GoodBom, Avenida da Emancipação, 1.550, Jardim do Bosque. A comemoração é pelo início de vigência da nova Lei que entra em vigor, a partir do dia sete de agosto. Em Hortolândia todos locais de uso coletivo fechado, governamental e privado, passarão a cumprir a lei. Hortolândia possui o Programa de Tabagismo desde 2005. No ano passado, cerca de 300 tabagistas ativos foram atendidos. O fumante passivo chega a 70% na cidade.

Para o coordenador do Programa de Tabagismo, Mário Becker, a aplicação da Lei reforça o conceito que Hortolândia trabalha, desde 2005, por um ambiente melhor e livre do tabaco. “Hortolândia alia-se às cidades em todo o Estado porque a Lei oferece significativos benefícios a toda população. Buscar melhor qualidade de vida começa com ações na prevenção de doenças e na redução de danos que são causados pelo tabagismo”, orienta.

Segundo a Lei, “fica proibido fumar em espaços coletivos, públicos ou privados, total ou parcialmente fechados em qualquer dos lados, exceto em residências, estabelecimentos que comprovem ser exclusivamente destinados ao fumo, como tabacarias, e em locais de culto religioso em que o fumo integre o ritual”.

“O tabagismo passivo prejudica sensivelmente a saúde de pessoas que convivem com fumantes nos ambientes descritos na lei”, explica o coordenador.

Dos quase 300 tabagistas ativos atendidos pelo Programa de Tabagismo em Hortolândia, aproximadamente 85% são mulheres. O fumante passivo chega a 70% na cidade, ou seja, pessoas que sem fumar podem prejudicar sensivelmente a saúde por se expor à fumaça do cigarro. Isto pode ocorrer em ambientes que incluem os lares, o local de trabalho, de estudo, de lazer.

Para reduzir o número de fumantes passivos e ativos, o Programa de Tabagismo trabalha com a implantação e expansão dos ambientes livres de tabaco, tratamento aos tabagistas ativos e redução do número de pessoas, especialmente os adolescentes, para evitar sua iniciação nesta dependência química.

Ações

2009: Implantação dos Ambientes Livres do Tabaco (ALT) em todos os serviços de saúde; ampliação do tratamento aos fumantes passivos e ativos e parcerias para realizar a prevenção no atendimento às gestantes e crianças até três anos de idade.

Novembro/2008: A equipe do Programa de Tabagismo do município apresenta as repercussões do tabagismo para a gestante e o feto e as ações desenvolvidas para os fumantes passivos e ativos em Hortolândia, no 11º Simpósio Internacional sobre Tratamento do Tabagismo, no Rio de Janeiro.

Junho/2008: O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, assina o Acordo de Compromisso das cidades da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (RMPS).

Maio/2008: Firma compromisso com a OPAS/OMS (Organização Pan Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde), implanta quatro locais públicos onde não se fuma cigarro ou outro derivado do tabaco.

Setembro/2007: Campanha “Troque seu cigarro por um aroma agradável”

Agosto/2005: Caminhadas, exibição de vídeos, teatro e distribuição de material educativo sobre os perigos do consumo do tabaco.

Locais

O Programa de Tabagismo é realizado na SAMEST, no Jardim Everest, próximo ao Hortofácil, às sexta-feira, às 7:50h e no Centro de Saúde do Jardim Rosolen, aos sábados, às 15h. O Programa estuda a ampliação do atendimento ao Jardim Amanda. Mais informações pelo telefone 3865-6150, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

O que è ALT

O Ambiente Livre do Tabaco é o espaço onde não se fuma cigarro ou outro derivado do tabaco dentro de um determinado ambiente e suas saídas e arredores em qualquer hora do dia.

Saúde Pública

O tabaco é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como um problema de saúde pública porque a cada um real que a indústria do tabaco paga como imposto, o governo gasta cinco reais com a saúde do usuário do tabaco.

Dicas

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a única forma de proteger adequadamente a saúde de todos os efeitos devastadores causados pela fumaça do tabaco é garantir a implantação de ambientes coletivos livre do tabaco, reduzindo, assim, o número de fumantes passivos.

O que você ganha parando de fumar:

A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos – 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

Se parar de fumar agora…

• após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
• após dois dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
• após três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
• após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual o de quem nunca fumou.
Retirado do site http://www.hortolandia.com