catarina-recebendo-o-premio

ENTREGA DO CERTIFICADO DE AMBIENTE LIVRE DO TABACO NO HOSPITAL DO CORAÇÃO

Detentor do Selo Ouro, grau máximo concedido pelo Comitê Estadual para Promoção de Ambientes Livres do Tabaco (CEPALT), o HCor recebeu representantes de 11 empresas para o evento de entrega das certificações
Na última quinta-feira, 2 de julho, o HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, foi palco da entrega do Selo de Ambiente Livre do Tabaco, outorgado pelo Comitê Estadual para Promoção de Ambientes Livres do Tabaco (CEPALT), órgão sediado na Secretaria da Saúde e Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega do selo foi realizada no Auditório do HCor, a partir das 14horas. Houve a apresentação do grupo de teatro do Hospital Universitário com a peça teatral infantil “Dentes em Fúria Contra o Tabacobaco”, que aborda os temas tabagismo e fumo passivo, com coordenação do Dr. João Paulo Lotufo.

O evento de entrega das certificações contou com a participação de representantes da Secretaria da Saúde do Estado, das empresas (Rodovisa Transportes, Unimed, IAMSPE/CEAMA, 2º Batalhão de Polícia Ambiental, Volkswagen de São Carlos, São Camilo, Pró-Teste, CIEE, Grupo Schahin, Centro Integrado de Saúde de Sumaré e Comgás).
O certificado atualmente possui duas categorias: prata (quando há ambiente livre do tabaco, tratamento de fumantes e fumódromo) e ouro (não há fumódromo no local). O HCor já é detentor do Selo Ouro de Ambiente Livre de Tabaco.
A Dra. Catarina Figueiredo, coordenadora Municipal do Programa de Controle do Tabagismo e membro do comitê “ALT” da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, recebeu o selo de ouro representando o Centro Integrado de Saúde de Sumaré CIS-Nova Veneza, em Sumaré.
apresentaaao-catarina-premiaaao

HCor
A Instituição é uma referência no tratamento de fumantes. “O HCor por ser pioneiro e referência no tratamento de doenças cardiovasculares atua fortemente no tratamento a dependência do cigarro. Considerado uma droga, ele provoca graves transtornos à saúde e se relaciona a mais de 50 tipos de doenças, como câncer de pulmão, de boca e de faringe, cardiopatias e até impotência sexual”, explica Silvia Cury Ismael, coordenadora do Serviço de Psicologia do HCor.

Mais uma certificação

O HCor conquistou o Selo de Qualidade concedida pela Inter American Heart Foundation que garante reconhecimento ao Curso de Capacitação de Tratamento de Tabagismo. Organizado pela psicóloga Silvia Cury Ismael, o curso é realizado uma vez por ano e, em 2009, será realizado no segundo semestre. O objetivo é dar subsídios teóricos e práticos sobre a questão para que profissionais de saúde possam tratar o fumante em seu local de trabalho.

A jornada rumo à certificação se deu por conta do trabalho realizado no HCor sobre os malefícios do cigarro e orientando a população por meio do Programa de Assistência Integral ao Fumante também coordenado pela psicóloga. “Venho trabalhando com o tema há anos e em conjunto com a IAHF inclusive pelo trabalho que realizo sobre tabagismo junto à Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esta conquista é o reconhecimento de 15 anos de trabalho e luta na questão do tabagismo não só no hospital, mas em São Paulo”, comenta Silvia.

Texto retirado do site:http://www.maxpressnet.com.br/noticia.asp?TIPO=CE&SQINF=383730

e fotos cedidas pela Dra. catarina Figueiredo.