O “Selo Cidade Cidadã” premia municípios com projetos de transporte e mobilidade urbana

Os municípios brasileiros têm a oportunidade para mostrar ao Brasil seus projetos que visam a melhoria do transporte. A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados (CDU) promove o concurso “Selo Cidade Cidadã”. Para participar, as prefeituras que implementam projetos exitosos na área, devem imprimir a ficha de Inscrição no site da CDU até o dia 31 de agosto e entregar cinco vias do projeto ao colegiado. Veja o edital aqui.

As cidades com melhores projetos vão receber um troféu e o direito do uso do selo oficial e da marca “Selo Cidade Cidadã – Ano 2012”, que poderá usar na divulgação de suas ações por até um ano. Os gestores receberão o prêmio na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A Comissão julgadora vai avaliar os projetos a partir de dois grupos temáticos. O primeiro trata do transporte e o trânsito no desenvolvimento e mobilidade urbana. Neste caso, envolve projetos que buscam usar a tecnologia na gestão do transporte para melhorar o trânsito nas cidades.

O segundo grupo temático trata da mobilidade e acessibilidade dos segmentos vulneráveis da população. A ideia é premiar projetos que incentiva o uso de transportes alternativos, para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e obesos. Para incentivar a participação dos municípios pequenos e de médio porte, o concurso é dividido em três categorias: até 60 mil habitantes, entre 60.001 habitantes até 499.999 habitantes e mais de 500 mil habitantes.

O presidente da CDU, deputado Domingos Neto, explica que o objetivo do concurso é incentivar projetos que buscam alternativas inteligentes para a mobilidade. “É uma forma das cidades mostrarem o que estão fazendo para resolver problemas de trânsito e transporte. Além disso, vamos criar um ambiente de troca de experiências e inovação na Conferência das Cidades, que vamos realizar no fim do ano”, explica.

Confira o passo a passo para inscrições do Concurso da CDU:

Passo 1 – preencha a ficha de inscrição e elabore o projeto conforme modelo exposto no item 10 do edital, apresentando a experiência que tenha sido executada a partir de 2008 ou em até (06) seis meses da data de inscrição;

Passo 2 – Imprima cinco vias do projeto, anexando fotos, arquivos de apresentação, matérias de jornais ou outros documentos que comprovem a existência do projeto;

Passo 3 – Entregar as cinco vias do projeto impresso na Secretaria da Comissão de Desenvolvimento Urbano – CDU, localizada na Câmara dos Deputados, Anexo II, pavimento superior, ala C, sala 182, no período de 18/06/2012 a 31/08/2012, dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 18h, horário de Brasília – DF.