RMPS: reunião discute horto medicinal e queimadas
A Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis realizou do dia (22) de julho, mais uma reunião com os representantes das secretarias municipais de Santa Bárbara d’Oeste. Na pauta foi discutida a criação de uma cartilha sobre a experiência com o horto medicinal; primeiro projeto a ser colocado em prática no município através da Rede.
A confecção do material vai envolver as secretarias de Educação, de Promoção Social, de Saúde, de Obras e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município. A proposta é produzir o material informativo em vários números revelando, desde a experiência dos profissionais envolvidos, até a narrativa das pessoas da comunidade envolvidas no processo que atuam como agentes propagadores do saber popular.
“ O enfoque desse projeto não é a doença e sim a vida”, destacou a coordenadora da RMPS, Ana Maria Girotti Sperandio que elogiou a atuação dos setores públicos municipais. A médica Nair Guimarães lembrou que o município chegou a realizar, em outras épocas, tentativas isoladas de construção de um horto medicinal, mas não obteve êxito.
O horto medicinal será cultivado no Viveiro Municipal, mas a população do bairro rural Cruzeiro do Sul já mostrou interesse em ter seu próprio local para cultivo das mudas medicinais. Para isso, reuniões foram feitas com a população que sugeriu uma área próxima à escola do bairro para abrigar o horto.
Queimadas
Durante a reunião o biólogo Renato Calaboni apresentou o material publicitário para conscientização da população sobre a prática das queimadas, um dos principais problemas que atinge a saúde pública e, consequentemente, a vida no município. No encontro, Calaboni expôs a intenção de lançar a campanha contra queimadas no próximo mês, com data ainda a ser definida pelos participantes.
Participaram da reunião: diretor do DAE, João Augusto Giovanetti, os secretários Herb Carlini (Educação), Paulo Jodas (Segurança), os biólogos Alexandre Visockas e Rafael Piovezan, Toninho Figueiredo (diretor de esportes), Vanessa Fadel (Fundo Social), Marli Oliveira (Fiscalização de Obras e Posturas) e Larissa Malvez Rocha da Promoção Social.
Assessoria de Comunicação
José Roberto Silva
Município de Santa Bárbara d’Oeste
Secretaria de Governo
Assessoria de Comunicação
Rodrigo Maiello
Avenida Monte Castelo, 1000 – Jardim Primavera
Fone (19) 3455-8115 – Fax (19) 3454-9387