Guilherme, estudante de agronomia da ESALQ/USP prepara um canteiro para o plantio do tomate cereja orgânica, com mudas  semeadas no Viveiro Municipal.
Guilherme, estudante de agronomia da ESALQ/USP prepara um canteiro para o plantio do tomate cereja orgânica, com mudas semeadas no Viveiro Municipal.

Desde o segundo semestre de 2011, grupo de alunos orientados pelo prof. Dr.Carlos Armênio Khathounian, da Produção Vegetal ESALQ/USP , vem orientando a Sra Marilene Soares, que cultiva hortaliças e plantas medicinais na periferia de Santa Bárbara D’ Oeste.
A conversão da agricultura tradicional em orgânica iniciou com o acadêmico de agronomia, André A. de Souza e atualmente liderado por Guilherme A. Rocha que na última visita, orientou a proprietária no cultivo de tomate bem como os cuidados com a produção, da propriedade, preservação da mata ciliar e a fonte de água.
André, estudande de agronomia da ESALQ/USP e estagiários da Agroecologia realizam visita mensal para orientar a produtora Marilene
André, estudande de agronomia da ESALQ/USP e estagiários da Agroecologia realizam visita mensal para orientar a produtora Marilene

A proprietária cultiva cerca de 40 espécies de plantas medicinais após participar do projeto horto medicinal comunitário no qual qual foi utilizada a estratégia da promoção da saúde da rede de municípios potencialmente saudáveis.
O projeto ainda estimula a coleta de sementes de plantas medicinais , como a copaíba (Copaifera langsdorffii) , graviola (Annona muricata) , erva baleeira (Varronea verbenácea), semeando-as no viveiro municipal e distribuindo aos produtores.
Dando continuidade o grupo de Guilherme prepara um canteiro para o plantio do tomate cereja orgânica , com mudas semeadas no viveiro municipal.
mauro-mudas-copaiba-graviola1
Nair S.N.Guimarães e-mail nairnobuyasu@terra.com.br