4/08/2008 – Colombianos visitam Itatiba para conhecerem a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis
Na quarta-feira, dia 3 de agosto de 2008, às 10h, no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, o secretário da Educação e coordenador local da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, Salim Andraus Jr, recebeu a delegação de Bogotá, na Colômbia, que vem a Itatiba conhecer as ações desenvolvidas pela Rede e que foram bem sucedidas.
Os colombianos pertencem a uma ONG (Organização Não Governamental) denominada “No Violência” e a instituições públicas daquele país. Itatiba foi escolhida como modelo pela Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e os visitantes terão acesso a ações implantadas nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social. “O objetivo é o intercâmbio, mas os colombianos pretendem levar e aplicar a nossa experiência”, diz o secretário Salim.
A visita foi agendada durante a participação no seminário “Redes e Desenvolvimento 2008: um espaço para o intercâmbio de idéias, a busca por sinergias e a construção do conhecimento”.
O seminário
O secretário da Educação e coordenador local da Rede, Salim Andraus Jr, e a supervisora de ensino, Kátia Ercília Di Fiori Rela Baptistella, participaram nos dias 31 de julho e 1 de agosto do Seminário “Redes e Desenvolvimento 2008: um espaço para o intercâmbio de idéias, a busca por sinergias e a construção do conhecimento”. Aproximadamente duzentas pessoas debateram o papel e os desafios das redes na promoção do desenvolvimento sustentável. Esta segunda edição do seminário foi realizada com o objetivo de aprofundar o debate em questões próprias do trabalho em rede e propiciar o intercâmbio entre diferentes atores no campo do desenvolvimento.
Entre os profissionais que participaram estão Augusto de Franco, Bernardo Toro, David de Ugarte, Francisco Whitaker, Ilse Scherer-Warren, Ladislau Dowbor e Klaus Frey. Entre o público estiveram presentes gestores de organizações da sociedade civil, integrantes de redes, profissionais de responsabilidade social corporativa e de fundações privadas, gestores públicos e estudantes. Com aportes teóricos e práticos, as atividades foram conduzidas por representantes de redes e organizações e profissionais com larga experiência na temática das redes para o desenvolvimento. Foram objetivos do II Seminário Redes e Desenvolvimento: ampliar a consciência sobre a temática das redes e sua relação com a promoção do desenvolvimento sustentável; promover o intercâmbio e disseminação de boas práticas de atuação em rede; disseminar informações, experiências e metodologias relevantes no campo das redes; e incentivar a adoção de práticas de trabalho colaborativo nas organizações participantes.
Notícia da Secretária de Educação da Prefeitura deItatiba