Espaço Saúde reuniu comunidade do Alvorada I

Assessoria de Comunicação – Ariana Zahdi

– Foto: Ricardo Lopes/PMM

Cerca de 700 pessoas passaram pelo Espaço Saúde do Alvorada no último sábado

A comunidade moradora da região do Alvorada I se mobilizou, no último sábado (28), para participar do Espaço Saúde. Cerca de 700 pessoas compareceram ao posto de saúde, onde conheceram maneiras de promover a saúde. Além disso, o evento foi uma oportunidade de realizar exames, avaliar suas condições e experimentar a alimentação saudável.
A dona de casa Eunice Pereira deixou a rotina da tarde de sábado para apreciar as atividades: “Sábado é um dia que a gente fica em casa, sem fazer nada. Aproveitei para vir saber mais sobre a minha saúde e aprender coisas que não sabia e que podem melhorar minha vida”. Ressaltou que oportunidades como essa têm que ser aproveitadas pela população.
Assim também pensa a costureira Adriana Oliveira: “Já conhecia o Espaço Saúde. Visitei o evento quando foi realizado no Ginásio Valdir Pinheiro e gostei muito. Acho que a população precisa ter oportunidades como esta, de conhecer maneiras de viver com mais saúde”.
O Espaço Saúde, uma ação do Programa Maringá Saudável, oportunizou à comunidade participar da degustação de alimentos saudáveis; se informar sobre a dengue; receber orientações sobre prevenção de câncer intestinal; realizar e coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo do útero; sobre saúde bucal; aferição pressão arterial; receber informações sobre amamentação; verificar medidas corporais e antropométricas; receber vacinas complementares do esquema básico de vacinação; ser orientadas sobre os malefícios do tabagismo e alcoolismo; receber orientações nutricionais; e ter aconselhamento sobre mudanças de hábitos. Também serão oferecidas orientações sobre plantas medicinais; informações sobre limpeza e manutenção da cidade; atividades recreativas e lúdicas para as crianças para prevenir acidentes de trânsito; e glicemia capilar. Será possível, ainda, realizar exames para detecção de HIV/Aids e receber orientações de combate à violência contra a mulher.
O evento está inserido nas diretrizes de “municípios de comunidades potencialmente saudáveis” da Organização Mundial da Saúde – OMS, e da Organização Pan-Americana de Saúde – Opas, Unicamp e Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade – IPES. É um projeto inovador, focado na mudança da cultura do tratamento da doença para o investimento na promoção da saúde.
A meta é melhorar a qualidade de vida dos maringaenses, a partir de uma série de atividades físicas, culturais, esportivas, educacionais, nutricionais e de cidadania. A base do trabalho é a participação popular. As comunidades são ouvidas. As propostas agrupadas e analisadas pelo Grupo de Trabalho Inter-setorial do Maringá Saudável.
Além de servidores municipais, professores, técnicos e alunos de cursos da Uniandrade, Faculdades Cidade Verde e Pontifícia Unidade Católica – PUC, participaram da realização do evento o Clube dos Desbravadores, Senac, Gastrocentro e voluntários da comunidade em geral.