BORBA SEDIOU II OFICINA DE REDE

DE MUNICÍPIOS POTENCIALMENTE SAUDÁVEIS

Com duração de três dias, a II Oficina da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis,

abordou iniciativa social e recebeu a adesão das cidades de Nova Olinda do Norte e Manicoré.

Aconteceu nos dias 04, 05 e 06, no auditório da Câmara de Vereadores, a II Oficina de Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. O evento teve por objetivo a viabilizar, ampliar e monitorar projetos e estratégias da Organização Pan-americana da Saúde para as Cidades Saudáveis, construir políticas públicas saudáveis; instrumentalizar a administração municipal para que possa desenvolver ações de governo único e integrado e subsidiar gestores, técnicos, acadêmicos, organizações e sociedade para a construção de políticas públicas que considerem a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida como linha principal do desenvolvimento dos seus projetos.

A Oficina – Sob a mediação da Dra. Ana Maria Sperandio, o conclave contou com a presença de vários secretários do municipio, do vice-prefeito Edivar Souza e representantes de vários seguimentos sociais. Para ela, a missão principal da Rede é colaborar na construção das políticas públicas saudáveis de forma participativa e articulada por meio dos diferentes representantes nos municípios. “Borba deu um passo importante, pois em seis meses de adesão, já promoveu duas oficinas, nove reuniões do comitê local e consegue a adesão e parceria de outros municípios, além do comitê aqui, ter membros visionários, que enxergam daqui a dez anos como uma cidade viável e melhor preparada para atender sua população com projetos estratégicos. Isso é sem dúvida, a certeza que caminha para se tornar uma cidade a cada dia mais saudável”, afirmou Dra. Ana, que além de coordenar no Brasil a iniciativa da RMPS, é pós-doutoranda do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre e doutora pela Faculdade Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo Adriana Moreira, secretária de saúde de Borba, a oficina obteve frutos positivos, uma vez que está atingindo seu objetivo maior que é colaborar na construção das políticas públicas saudáveis de forma participativa e articulada por meio dos diferentes representantes dos Municípios da Calha do Madeira. “Neste evento, contamos com várias presenças significativas. Entre elas, a presença da secretária de saúde de Nova Olinda do Norte, Romina Brito, que na oportunidade fez adesão ao projeto macro da RMPS, e do senhor Ilídio Paes da ong Hands, representando Manicoré. Esse é o papel da Rede, criar amplitude real em favor da melhoria de vida dos cidadãos dessas cidades”, destacou Adriana.

História – Criada em 2003, a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, já realizou vinte e oito encontros e quatro seminários; propiciou o intercâmbio com duas missões internacionais, sendo Equador e Japão, além de ter viabilizado a publicação de quatro livros, com o registro do conhecimento de diversos especialista colaboradores assim como o registro de ações de municípios participantes na construção de políticas públicas saudáveis.

Borba – Único município da região norte a integrar de maneira estratégica a RMPS, está desenvolvendo através de várias entidades compromisso de gestão, ao assumir o cumprimento dos objetivos estabelecidos pela Rede, indicando representante(s) para a interlocução com a coordenação. “Estamos trabalhando o Comitê de implantação e monitoramento dos projetos vinculados à rede em nosso município. Assim, fortalecemos a participação popular na construção da Rede local, desenvolvendo ações de cooperação intermunicipal. Exemplo disso é o sucesso da realização da segunda ação itinerante ocorrido sábado, no bairro do Ipiranga”, disse Ana Carollina, médica fisioterapeuta, que faz parte do comitê local.

Ação Itinerante – Fazendo parte da programação da oficina, no sábado, dia 5, aconteceu na Escola Municipal Professora Vivina Cantalice e Casulos São Miguel Arcanjo, bairro do Ipiranga, a II Ação Itinerante Borba Saudável com várias atividades como emissão de documentos; fotos 3×4; corte de cabelo; coleta de sangue para pesquisa de plasmódio; atividades esportivas; verificação da pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea; escovação; palestras educativas em saúde; distribuição de preservativos; distribuição de mudas e alimentação saudável com várias frutas da estação como banana, laranja e melância, distribuição de sopa entre tantas atividades.

Zona Rural – A Dra. Ana Maria Sperandio, acompanhada da secretária Adriana, foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela enfermeira Diana e sua equipe na comunidade Foz do Canumã, que em mutirão, recolhe as caixas de remédio da comunidade e transforma em brinquedos e objetos de decoração reciclados. Na oportunidade, aproveitou para convidar pessoas que possam trabalhar como voluntários nos projetos da RMPS, ao mesmo tempo em que articulou ação para desenvolver projetos do comitê junto com os alunos da escola municipal e setor primário.

(texto enviado pela secretária da saúde de Borba)

SITE: www.prefeituradeborba.am.gov.br E–MAIL: ascom.prefeituradeborba@oi.com.br CONTATO: (92) 8801-2958

Fotos de Borba

.

Dra. Ana Maria e a Secretária da Saúde Adriana Moreira.

.