07/09/2008 –Itatiba – Núcleo de Promoção da Saúde e Prevenção das Violências entrega o Cartão Útil

.O evento também contou com palestra sobre o acolhimento à vitima de abuso sexual

O Núcleo de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência (NPSPV) lançou, no dia 7 de setembro de 2008, o Cartão Útil. O material, em formato de um cartão de banco, começou a ser distribuído à população para auxiliar no combate e na prevenção das diversas formas de violência. O cartão traz diversos telefones de emergência para que o munícipe possa pedir orientação ou fazer denúncias. “Este é um momento muito importante para o Núcleo. Com o lançamento do cartão estamos apresentando, para a população, instrumentos que são frutos do trabalho que estamos desenvolvendo”, explica a coordenadora do NPSPV, Natalina Bernardo Roncada

Fazem parte do cartão os telefones do Conselho Tutelar, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Delegacia da Mulher, NPSPV, Polícia Militar, Guardas Municipal e Florestal, Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia e Disk Denúncia. Natalina lembrou que a idéia partiu de uma experiência desenvolvida no Canadá, divulgada pelo brasileiro Augusto Matias. “Lá o cartão é destinado principalmente aos jovens. No nosso cartão, incluímos também o telefone da Ouvidoria do Núcleo, para que possamos acompanhar o atendimento à população”, completou.

A coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (RMPS) Dra. Ana Maria Girotti Sperandio acredita que o cartão irá gerar resultados práticos para a questão da violência. “Esse produto com certeza irá gerar a redução da violência. Mas o dever de dar vida a esse produto, de utilizá-lo corretamente é da população. Cabe a população potencializar as coisas positivas e usar os instrumentos que estão disponíveis”, disse.

Após a solenidade de abertura do evento, que aconteceu no Auditório da Secretaria da Educação, foi realizada a palestra ‘O acolhimento à vítima de violência sexual’ com a Dra. Maria Denize Vieira Seron, responsável técnica pelo Ambulatório de Atendimento Integral às Vítimas de Violência Sexual de Jundiaí.

O Núcleo
A criação e implantação do NPSPV é uma iniciativa da Prefeitura de Itatiba com o apoio do Ministério da Saúde e resultado de um trabalho desenvolvido pela Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, que conta com apoio técnico da Organização Pan – Americana de Saúde (OPAS/OMS), da Unicamp – Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas, do Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (IPES). A coordenação é realizada pela profa. dra. Ana Maria Girotti Sperandio e pelo Comitê local presidido pelo prof. Salim Andraus Júnior, Secretário Municipal da Educação.

Notícia enviada pela Prefeitura de Itatiba.