Rede de Municípios lança livro na FEC

[10/5/2007] A Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis lançou hoje, no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), o livro “O plano diretor: uma ferramenta para o desenvolvimento das políticas públicas de um Município Potencialmente Saudável” – volume II – Gestão Ambiental: estratégias para o desenvolvimento. Segundo a coordenadora da Rede, Ana Maria Girotti Sperandio, esse é o segundo volume do trabalho de planos diretores, o sexto volume da Rede e refere-se ao trabalho de três anos e meio de desenvolvimento da própria Rede, que tem apoio técnico do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), ambos da Unicamp, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (Ipes).

Ana Maria explica que a Rede iniciou o trabalho com seis municípios e hoje conta com 40 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Amazonas. Desde o início elaboram, organizam e lançam livros a partir das diferentes apresentações e palestras, onde trabalham em diferentes eixos. “Trabalhamos com cinco grandes eixos, que são segurança, meio-ambiente – no que diz respeito à qualidade da água e a questão dos resíduos sólidos -, participação social, saúde da família e geração de trabalho e renda, transversalizando tudo isso no plano diretor. O enfoque maior desse livro está em estratégias ambientais”, afirmou a coordenadora.

A obra, editada pela OPAS e distribuída gratuitamente para todas bibliotecas universitárias e prefeituras, destina-se a gestores, universitários e sociedade civil. “A idéia, enquanto pesquisador, é tentar produzir saúde aglutinando e articulando outros setores nesse projeto”, concluiu Ana Maria.
(Jeverson Barbieri)
Foto: Antônio Scarpinetti
Edição de imagens: Willian Reis