Exmo. Sr. Prefeito Edival Petri e a Profa. Dra. Ana Maria G. Sperandio, Coordenadora da RMPS
Exmo. Sr. Prefeito Edival Petri e a Profa. Dra. Ana Maria G. Sperandio, Coordenadora da RMPS

O prefeito de Anchieta, Edival Petri, assinou no dia 16 de fevereiro, o termo de adesão do município à Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis. O município é o primeiro no Espírito Santo a aderir à iniciativa, que tem o apoio técnico da Organização Mundial de Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde(OPAS). A solenidade aconteceu no auditório municipal e contou com a presença do secretário de Saúde do Espírito Santo, Tadeu Marino; do sub-secretário Geraldo Queiroz; da representante da OPAS, Micheline Azevedo, da coordenadora da Rede de Municípios Saudáveis, Ana Sperandio; técnicos do Ministério da Saúde, secretários municipais, profissionais de saúde e membros dos conselhos de saúde(municipal e locais).
secretario-assinadsc049271
No mesmo encontro foi realizada a apresentação dos resultados iniciais do Projeto Carmen, de vigilância em doenças crônicas não-transmissíveis, e uma Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de pós-graduação em Atenção Primária à Saúde.
auditario-dsc04916
O prefeito Edival Petri agradeceu aos técnicos do Ministério da Saúde pela criteriosa pesquisa do Projeto Carmen e conclamou os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, para os novos e mais contundentes desafios. “A pesquisa revelou que é muito alto o consumo de carnes gordurosas, e que o consumo de frutas e legumes é muito baixo em nossa população. Precisamos trabalhar duro para reverter esse quadro que favorece o aparecimento de doenças crônicas”, concluiu.

Informações cedidas:

João Carmo – Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde da Prefeitura de Anchieta/ES

Segue informações sobre a cidade de Anchieta/ES:
porto-de-anchieta
A cidade de Anchieta está localizada no sul do Espírito Santo a cerca de 90 quilômetros da capital Vitória. Com uma área territorial de aproximadamente 420 km², o município faz divisa com Guarapari, Alfredo Chaves, Piúma, e Iconha.

Anchieta se originou de uma aldeia de índios catequizada pelos padres jesuítas. O primeiro nome da cidade foi Rerigtiba, que, em tupy, significa lugar de muitas ostras. No dia 1 de janeiro de 1759, a então aldeia de Rerigtiba tornou-se Vila, passando a se chamar Benevente. Mais tarde, pela lei provincial número 6, de 12 de agosto de 1887, a Vila de Benevente foi elevada a cidade com a designação de Anchieta, nome que foi ratificado pela lei estadual 1307, de 30 de dezembro de 1921.
igreja-es
A data exata da fundação da cidade é incerta. Alguns historiadores falam em 1561, outros em 1567 e outros em 1569 (construção da Igreja), mas todos são unânimes ao afirmar que o dia da fundação da cidade foi 15 de agosto. Como este dia é dedicado a Nossa Senhora da Assunção, ela foi escolhida padroeira da cidade. Anchieta é uma das mais antigas localidades do Espírito Santo e do Brasil.

O nome Anchieta é uma homenagem a José de Anchieta. Padre jesuíta espanhol, nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 1534, e que viveu boa parte de sua vida, vindo a falecer, na cidade que leva o seu nome. Padre Anchieta ingressou na Companhia de Jesus ainda jovem, quando foi estudar em Portugal.
portal-anchieta
A atual divisão político-administrativo de Anchieta é representada pelos distritos de Anchieta (sede), Jabaquara, Iriri e Alto Pongal. De acordo com dados do último censo, a população da cidade é de 23.860 pessoas.
Uma parte da economia de Anchieta está baseada na agricultura familiar. Entre as principais culturas destacam-se a banana, a mandioca, o milho, o arroz, o café e o feijão. A banana aparece juntamente com o café, nas regiões montanhosas do município e nas encostas dos planaltos. O feijão o arroz e o milho são cultivados nas áreas de baixada, sendo o arroz do tipo irrigado.
rio-es
O município está passando por um grande desenvolvimento com a implantação de um pólo siderúrgico na região. A Usina de Tratamento de Gás (UTG) já foi inaugurada e está em pleno funcionamento. Novos empreendimentos estão previstos para o município, como a 4ª Usina de Pelotização da Samarco Mineração, a Companhia Siderúrgica de Ubú (CSU) e o porto da Petrobrás.

Informações retiradas do site da Prefeitura Municipal de Anchieta/ES
http://www.anchieta.es.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6495