erva baleeira - Cordia curassavica
erva baleeira - Cordia curassavica

O uso de plantas medicinais é a medicina mais antiga da humanidade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 85 % da população utiliza as plantas ao nível da atenção básica de saúde.
Hoje em dia houve um aumento de interesse mundial pelos produtos naturais, movimentando 14 bilhões de dólares/ano, com crescimento de 14% ao ano.
Um exemplo exitoso da união entre a ciência e a medicina popular é o caso da Erva baleeira – Cordia curassavica. Os caiçaras do litoral paulista a utilizavam para tratar de dores e contusões musculares. O CPQBA/UNICAMP (Centro Pluridisciplinar de Pesquisa Química, Biológica e Agrícola) desenvolveu uma pesquisa com seleção das espécies da planta e identificação dos princípios ativos existentes nesta planta .
Mais de 40 substâncias foram identificadas e o princípio ativo com propriedades anti-inflamatórias foi encontrada no óleo das folhas, sendo cicatrizante em aplicação na pele.
A planta pode ser consumida na forma de chá, tintura, creme ou óleo medicinal para dores musculares, articulares e contusões. Ela pode ser encontrada no Horto Medicinal Comunitáro do Bairro Cruzeiro do Sul,no Viveiro Municipal de Santa Bárbara d ‘Oeste, município onde tem produtores orgânico da erva baleeira, Sr Rosivaldo Santos e Marilene Soares.
cha
Chá : lavar e picar 6 a 7 folhas .Colocar 1 xícara de água fervente. Tampar por 10 a 15 minutos. Coar e tomar de 2 a 3 vezes ao dia. Outros produtos encontrados no comércio: tintura e creme.
Cuidados: a planta medicinal é um laboratório natural . O seu metabolismo secundário fabrica diversas substâncias para a sua sobrevivência no meio ambiente e como defesa contra pragas, fungos, bactérias e animais. Ela pode atuar como remédios para curar diversos males mas pode ser tóxica em algumas espécies , ter contra-indicação para seu uso e efeitos colaterais . Portanto deve ser consumida sob orientação.
Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães, médica sanitarista CREMESP 23401.
E mail nairnobuyasu@terra.com.br www.redemunicipiosps.com.br