foto-santa-barbara

O prefeito Mário Heins e representantes das secretarias municipais de Santa Bárbara d’Oeste participaram no dia 29 de maio de 2009 da segunda reunião da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (RMPS) da qual o município aderiu há cerca de um mês. No encontro realizado no Gabinete do prefeito, secretários, diretores e representantes das secretarias e setores do município apresentaram e discutiram as demandas da cidade.

Participaram do encontro a Doutora Ana Maria Girotti Sperandio, coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e professora convidada e pesquisadora da FCM/DMPS da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a médica Nair Guimarães. Entre as demandas discutidas na reunião, destaque para a implantação de academia ao ar livre voltada – principalmente – para a população da Terceira Idade.

A professora de Educação Física da Secretaria de Esportes, Rita Fenalt, apresentou as vantagens do equipamento para o município. Apesar de ser um projeto do Esporte, Ana Maria Girotti destacou os impactos positivos do projeto na Saúde. “Em Maringá, onde foram instaladas as academias, 40% da população deixaram de buscar medicamentos na rede pública”, exemplificou.

Participaram da reunião, os secretários Gilmar Margato (Governo), Herb Carlini (Educação), Celso Luiz Tonin (Esportes), Mercedes Roveri Grande (Promoção Social), José Antônimo Aborihan Gonçalves (Meio Ambiente), Mauro Rontani (Negócios Jurídicos), Antônio Salustiano Filho (Controle Geral), além do diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), João Augusto Giovanetti e representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, de Saúde, de Segurança, Trânsito e Defesa Civil e do delegado titular João Sérgio Marques Batista.

A Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (RMPS) existe há cinco anos e tem por objetivo colaborar na construção das políticas públicas saudáveis integradas, sempre de forma participativa e articulada, envolvendo pessoas de diferentes áreas da gestão pública, sempre buscando a coletividade, instrumentalizando a administração para desenvolver um projeto de governo único e integrado, indicando políticas públicas saudáveis, incorporando diferentes setores e parceiros para a produção de ambientes saudáveis, buscando produção de saúde para a comunidade.

A próxima reunião da Rede, no município, acontecerá no dia 22 de julho, às 14 horas, no Gabinete do prefeito.

Texto retirado do site da Prefeitura de Santa Barbara d’Oeste:
http://www.santabarbara.sp.gov.br/v3/index.php?pag=pag_noticia&dir=noticias&id=36943